Havendo necessidade de treinamento dos funcionários do cliente, o programador irá ao cliente para treinamento dos funcionários.

É preciso que os funcionários estejam disponíveis para esse treinamento.  É preciso que os equipamentos estejam disponíveis. É preciso que o programador seja apresentado aos equipamentos em uma visita prévia para que possa preparar o treinamento de acordo com os equipamentos. Por isso é importante que os equipamentos sigam um padrão indicado pelo programador.

Dependendo do tipo de equipamento, ele pode ser rejeitado pelo programador e isso vai inviabilizar o treinamento, ficando o treinamento pendente pelo tempo necessário para a correção dos problemas encontrados.

O treinamento pode durar de 4 à 8 horas. Sempre que o treinamento atingir 4 horas, teremos um intervalo de 2 horas para alimentação e descanso. No caso de deslocamento para o treinamento, esse deslocamento será pago pelo cliente. Importante perceber que os deslocamentos com mais de 3 horas de duração obrigam o programador a se alimentar no local e isso também será custeado pelo cliente.

Quando em deslocamento, na impossibilidade de retorno para o local de origem, o cliente providenciará estadia ao programador às custas do cliente. O programador não trabalhará mais que 12 horas por dia. Conta como tempo de trabalho, as horas de treinamento e as horas de deslocamento. Horas de descanso não contam para os custos do serviço. Assim sendo, se o destino ficar a mais de 2 horas de distância do local de origem do programador e o treinamento durar 8 horas, o programador precisará dormir no destino.

O pagamento do treinamento é efetivado antes do treinamento usando para isso um cálculo de previsão do tempo necessário. A necessidade é estimada pelo cliente.

Obviamente, o custo efetivo será verificado no momento do término do treinamento. Havendo diferença entre o previsto e o realizado, essa deve ser corrigida imediatamente. Tanto para complementação quanto para devolução dos valores recebidos.

O treinamento consiste de:
1 – Como scannear os documentos;
1.1 – Retirada de grampos, clips e prendedores;
1.2 – Organização dos papeis para captura pelo scanner;
1.3 – Remontagem dos documentos no local de origem;
1.4 – Criação dos arquivos PDF’s com página única ou múltiplas páginas;

2 – Como fotografar livros;
2.1 – Capturando as imagens de 2 páginas por foto;
2.2 – Conseguindo imagens com foco à pouca distância;
2.3 – Uso de programa de tratamento de imagem;
2.3.1 – Recorte;
2.3.2 – Alinhamento;
2.3.3 – Distorção;
2.3.4 – Trapézio;
2.3.5 – Rotação;
2.3.6 – Espelhamento;
2.3.7 – Remoção de ruídos oriundos de falhas na captura;
2.3.8 – Remoção de marcas oriundas de falhas na captura das imagens;
2.3.9 – Eliminação de linhas horizontais e verticais;
2.4 – Salvando os arquivos em PDF’s com página única ou múltiplas páginas;

3 – Publicação dos arquivos no servidor;

4 – Indexação dos arquivos;
4.1 – Criação de tipos de documentos no sistema;
4.2 – Criação de índices de pesquisa no sistema;
4.3 – Inserção de dados para cada documento;

5 – Pesquisa;
5.1 – Pesquisa por tipo;
5.2 – Pesquisa por informações salvas no sistema;

6 – Criação de Usuário no sistema;
6.1 – Escolha do tipo de usuário e suas permissões;